Voluntariado

Definição

O voluntariado na AEJC é definido como um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma não remunerada, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

A atividade do voluntariado é definida pela Direção Executiva da AEJC, sob proposta anual do Grupo de Coordenação dos voluntários.

O voluntário da AEJC compromete-se a oferecer o seu tempo disponível, de acordo com as suas capacidades pessoais e profissionais, assente em características de bom relacionamento e dedicação, ajudando a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos Clientes, tendo sempre presente alguns princípios enquadradores do voluntariado, tais como:

  • Solidariedade
  • Rigor
  • Participação
  • Cooperação
  • Complementaridade
  • Gratuidade
  • Responsabilidade

Objectivos

A ação do voluntário na AEJC deve complementar as tarefas regulares dos técnicos e restantes colaboradores nas atividades de apoio direto aos Clientes. O Voluntário poderá ainda ser convidado a participar nas iniciativas destinadas à promoção da AEJC junto da comunidade.

O voluntário, neste contexto, deve prosseguir os seguintes objetivos:

  • Apoiar e complementar as ações promovidas pela AEJC.
  • Aumentar a participação do voluntariado face às necessidades da AEJC.
  • Promover e defender a imagem e o bom nome da AEJC.
  • Sensibilizar a comunidade para os desafios existentes na AEJC.
  • Estimular o convívio e a participação dos Clientes na vida social da AEJC.
  • Difundir o voluntariado, de forma a fomentar a cidadania ativa.

Perfil do voluntário

· Ter idade igual ou superior a 18 anos.

· Apresentar-se por decisão livre, apoiada em motivações sociais e pessoais.

· Estar exclusivamente movido por intuito altruísta.

· Possuir idoneidade moral e humana reconhecidas.

· Ser emocionalmente estável.

· Não ter comportamentos de consumo de álcool ou estupefacientes.

· Disponibilidade para aprender as tarefas atribuídas e capacidade física para as executar.

· Forte sentido de responsabilidade, respeitando a cultura, visão, missão e valores da AEJC.


Para mais informações e regulamento do voluntariado AEJC por favor consultar a secretaria.

Inscrições & Admissões

Testemunhos

Dia internacional do Voluntariado

Inês Azenha

"A possibilidade de dar o meu contributo a uma equipa de profissionais empenhados e poder participar nas pequenas e grandes conquistas que os nossos utentes alcançam através dos cavalos, fazem com que ser voluntária neste centro seja um enorme privilégio e prazer."

Marta Castro

"O voluntariado é uma ocupação que já faz parte da minha vida há algum tempo e considero-o uma experiência muito enriquecedora. Particularmente na Academia Equestre João Cardiga posso conjugar duas das áreas que mais gosto, animais e pessoas, e especialmente crianças. Aprendi muito desde que cá estou e espero continuar nesta "família" por mais algum tempo, procurando sempre crescer e desenvolver-me, ajudando o maior número de pessoas...."

Ana Irina Silva

"Dois mundos distintos que, quando se encontram, parecem, desde sempre, feitos um para o outro. Cada um dá tudo aquilo que pode e o outro recebe, de forma sensível e dedicada. Uma simbiose de aprendizagens, em que ambos os intervenientes ganham. Nós, do lado de fora, contemplamos a relação, sem interferir. Apenas a aprender o que de melhor se pode retirar de dois mundos que se encontram ."

Catarina Gaspar


"Para mim a experiência de voluntário nesta área está a dar-me uma oportunidade única de contactar com estes animais tão dóceis e sensíveis. Para além disso posso ver como a personalidade das crianças pode ser construída duma maneira totalmente pedagógica em que o respeito pelos animais e o cuidado destes molda toda a interacção que ali se faz."