Eq Adaptada/Paradressage

EQUITAÇÃO ADAPTADA/PARADRESSAGE

A Equitação Adaptada é uma das valências da Equitação com Fins Terapêuticos, cujos objetivos são sobretudo lúdicos e/ou desportivos tornando-se, assim, na Paradressage.

O expoente máximo da disciplina é atingido nos Jogos Paralímpicos (atletas com deficiência motora) e nos Jogos Mundiais do Special Olympics (para os atletas com deficiência intelectual)

Nesta disciplina, são utilizados todos recursos que a equitação formal dispõe (aprender a montar, limpar cavalos, aparelhar, …) como forma de desenvolver capacidades necessárias à autonomia dos indivíduos. É utilizada para pessoas com limitações físicas de diferentes níveis, que tenham pelo menos alguma capacidade de interacção com o meio. A equipa é formada por Treinadores de Equitação e técnicos de saúde com formação nesta área.

Ao nível da competição, a equitação adaptada é praticada na variante de Dressage, dando origem ao Ensino Adaptado ou Paradressage materializado em provas realizadas em picadeiro onde o conjunto deverá executar exercícios e figuras segundo um traçado predefinido.

As provas desta modalidade estão divididas em 5 graus que correspondem às diferentes incapacidades do cavaleiro. Ao grau 1A correspondem exercícios só a passo, o Grau 1B com exercícios a passo e trote. O grau 2 exige um pouco mais de trote e algumas figuras de picadeiro com maior nível de dificuldade. O grau 3 requer exercícios nos três andamentos – passo, trote e galope. Por último, o grau 4 exige trabalho em duas pistas, com um grau de dificuldade considerável, onde a exigência em termos de equitação é maior.

Resta acrescentar que todos os cavaleiros têm que se enquadrar dentro dos critérios mínimos de incapacidade. A sua classificação decorre do seu perfil funcional de acordo com o exposto no manual de classificação do I.P.E.C., organismo internacional que regula este tipo de competições. (in site FEP)

Na Academia João Cardiga os treinos são muitas vezes realizados em conjunto com alunos que não têm problemas pois, o objectivo é promover a interacção e a integração de pessoas diferentes e também a diminuição dos preconceitos em relação a elas.

Em 2014, a AEJC fez a apresentação publica de uma equipa constituída por seis elementos, designada por CARDIGA PARADRESSAGE TEAM.

 

O EXEMPLO DE SARA DUARTE ( atleta com maior palmarés a nível nacional)

 

Portadora de paralisia cerebral, com 72% de incapacidade fisica, Sara nasceu em Lisboa, em 1984. Começou a praticar equitação (hipoterapia), aos 7 anos de idade, por indicação médica e até hoje Sara não dá espaço para a que a sua diferença lhe ensombre a jovialidade própria da juventude.

Chegou ao Academia Equestre João Cardiga em 1999, onde se iniciou na prática da Equitação Adaptada. O seu desembaraço e carácter determinado, levou o treinador João Cardiga a apostar na sua formação como cavaleira, levando-a até à competição.

 Uma verdadeira equipa começou a movimentar-se em torno desta corajosa atleta, no sentido de a ajudar a vencer as dificuldades que iam surgindo.

 Era preciso encontrar um cavalo com características para a competição e apoios financeiros para a sustentabilidade de uma carreira desportiva, que tem elevados encargos.

O cavalo surgiu após o apelo, num programa de televisão, dirigido aos criadores. O Prof. Artur Machado, criador de cavalos da raça Lippizaner (da Escola de Viena De Áustria), ouviu o pedido e respondeu, oferecendo à Sara o Neapolitano Murella, um cavalo digno de uma “cinderela”.

 Com ele começou a sonhar mais alto e com a preciosa ajuda das empresas patrocinadoras (Allianz, Opensoft e Ren), e dos treinadores que lhe preparam o cavalo dia, após dia, mês após mês, ano após ano, lá foram surgindo alguns títulos.

 

                                Actualmente, Sara conta já com o palmarés desportivo digno de registo:

 

Palmarés Sara Duarte

Medalhas de bronze e prata nos internacionais de Itália e França 2014 e 2015

Top Ten nos campeonatos da Europa desde 2011 a 2015

Top Ten nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012

Campeã de Portugal pela 11ª vez em 2015

Vencedora de várias Taças de Portugal

                                                                       Medalha de Bronze Europeu 2009

                                                                                           5º Lugar nos Para-olimpicos de Pequim 2008 (a melhor classificação de sempre para Portugal)

                                                                                Medalha de Ouro Campeonato de Madrid 2006

 Considerada uma das figuras do hipismo nacional, Sara Duarte constitui uma “bandeira de esperança” para o Ensino Adaptado em Portugal uma vez que, com as suas características, é a única cavaleira a representar o País em competições internacionais.

Para além da sua vida de cavaleira, a Sara é estudante do 4º ano do curso de Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Conduz o seu próprio automóvel, tem namorado e é um prazer conhece-la!

Recortes de Imprensa

Campeã de Portugal 2010

Bola ao Centro

Open de Paradressage 2009

 

Newsletters:

Error : Please select some lists in your AcyMailing module configuration for the field "Automatically subscribe to" and make sure the selected lists are enabled

  • Estrada Caminho da Serra 
    Leceia 2730-040 Barcarena
  • Tel.: 214 212 261
    Tlm.: 935 531 202